Novidades

Pousadas e Hotéis

Atrações

Google+

Gramado tem muitos motivos e atrações para ser visitado. A cidade é mais procurada no inverno, nos meses de maio a agosto, porém, o final do ano com a chegada das festas natalinas e a decoração que Gramado recebe atrai centenas de visitantes. Citar as atrações de Gramado é uma tarefa difícil, mas para começar a falar sobre esta pequena cidade localizada na Serra Gaúcha, não podemos esquecer dos imigrantes alemães e italianos que colonizaram Gramado.

As ruas, belas e limpas, as casas e a arquitetura, os costumes algumas das heranças deixadas pelos colonizadores de Gramado. E para começar a descrever as atrações de Gramado, escolhemos outra herança deixada por seus fundadores: a gastronomia.

Café colonial de Gramado

Café colonial de Gramado

Quem viaja a Gramado não pode deixar de experimentar todas as delícias de sua culinária. E não faltam exemplos da saborosa e farta cozinha de Gramado. Os turistas encontrarão os fartos cafés coloniais, nos restaurantes podem ser degustados o fondue com diversos sabores;

Fondue típico de Gramado

Fondue típico de Gramado

nas galeterias diversos pratos da cozinha alemã, suíça e italiana. Sem falar do incomparável chocolate de Gramado, que pode ser encontrado em qualquer época do ano e não somente na Páscoa.

Em relação aos pontos turísticos de Gramado há muitos eu não podem deixar de serem visitados.
Talvez o mais famoso destes seja o Palácio dos Festivais, onde todo ano no mês de agosto circulam diversos artistas nacionais e estrangeiros. O Festival de Cinema é um dos eventos mais importantes da cidade. Outro evento que atrai turistas de todas as partes do país é o Natal Luz. Pode ser considerado como o maior evento de Natal do pais, o Natal Luz de Gramado conta com uma lindíssima decoração natalina espalhada por toda a cidade, uma iluminação especial e ainda  atrações artísticas.

Natal Luz

Natal Luz

No centro da cidade está a Igreja Matriz São Pedro, construída em 1942, o templo é todo feito de pedra e sua torre mede 46 metros de altura. Um dos cartões postais mais visitados de Gramado.
Também no centro de Gramado está a Rua Coberta, onde normalmente acontecem alguns eventos culturais da cidade e onde o turista encontra várias lojas e restaurantes.
Para quem curte coisas diferentes, a dica em Gramado é visitar dois lugares:
O Mini Mundo, que trata-se de uma réplica com 134 obras de castelos e casas européias.  As crianças adoram e o Hollywood Dream Cars, uma exposição permanente de carros e motos antigas. Uma excelente sugestão para os apreciadores de carros e motos.

Mini Mundo em Gramado

Mini Mundo em Gramado

Para quem não abre mão de visitar lugares onde a natureza predomina, Gramado também reserva belas surpresas.  Na divisa entre Gramado e Canela (cidade vizinha a Gramado) está a Cachoeira do Caracol.

Cachoeira do Caracol

Cachoeira do Caracol

Situada no Parque que recebe este mesmo nome, o local guarda lindas paisagens, dentre estas a cachoeira que pode ser apreciada da dos pés da escadaria que possui nada menos do que 900 degraus.  Os turistas que visitam o Parque do Caracol podem ainda passear de trem pelos jardins e fazer trilhas.
Também com uma beleza natural de tirar o fôlego está o Lago Negro de Gramado. Enganam-se aqueles que acham que o lago é chamado assim devido à tonalidade de sua água. O Lago Negro recebeu este nome porque as árvores que ficam ao redor do lago vieram diretamente da Floresta Negrada Alemanha.
Uma dica para fazer no Lago Negro é andar de pedalinho.

Lago Negro em Gramado

Lago Negro

Além da culinária, das belezas naturais de Gramado e dos eventos culturais, Gramado ainda possui outros atrativos como o comércio local, que conta com diversas lojas de roupas de lã, couro e lojas de móveis. E uma dica valiosa é que para aproveitar tudo isto que Gramado oferece aos turistas é preciso ficar no mínimo de 3 a 5 dias. E se depois de conhecer todas as belezas de Gramado, você ainda tiver pique, visite outras cidades da Serra Gaúcha, que valem a pena conhecer também.

11 comentários para Atrações

  • pedro styort disse:

    somos um grupo da terceira idade, com 46 pessoas adultas, de são bernardo do campop, sp, queremosd saber preços com pensão comp´leta para fins de semana.

  • Jean Rosa disse:

    Gostaria de deixar claro a todos os visitantes do site, que a atração citada “Cachoeira do Caracol” esta situado dentro do Parque do Caracol, que o mesmo é pertencente a cidade de CANELA, e não Gramado como o site busca fazer a alusão inclusive com o pano de fundo da Cascata do Caracol.

    • admin disse:

      Jean, obrigado pelo seu comentário!
      A Cachoeira do Caracol está situada no município de Canela mas faz parte dos roteiros dos visitantes de Gramado. Sendo assim, não vejo problema na apresentação da mesma aqui no Portal. Não buscamos enganar ninguém, somente buscamos fornecer informações úteis para os visitantes de Gramado (e Canela) planejarem suas viagens com o máximo de informações possíveis.

  • Bruno disse:

    Srº Admin, somos baianos e compramos um pacote para Gramado pela plinc turismo porém eles agora vinheram com uma conversa que o hotel que iríamos ficar o Veneza D’Itália está sem vaga para o dia 17/19/29013 e estão nos oferecendo uma pousada Ruppenthal. que é localizada em Canelas. Gostaria de saber se é de fácil acesso de Canelas para Gramado, pois compramos o pacote do passeio de trem.

    • admin disse:

      Prezado Bruno,

      a distância entre Gramado e Canela é de aproximadamente 5km. Existem várias empresas que oferecem o transfer como também linha de ônibus que faz o trajeto a cada 15 minutos. O valor da passagem por pessoa varia entre R$3,80 e R$6,05.

      Desejamos boas férias!

    • Ricardo disse:

      Tanto Gramado quanto Canela dispõem de várias opções de hospedagem q certamente irão acolhe-los com a tradicional hospitalidade gaúcha.
      Abraço, sejam bem vindos e excelente estada.

  • KATIA disse:

    Por gentileza, estou querendo conhecer o Natal Luz. São 2 pessoas. Gostaria de saber valor da diária para um período de 7 noites (entre os dias 15/novembro à 06/dezembro/14). Favor também informar se vocês têm INDICAÇÕES/VALORES de visitações: Fábrica e Cristais, Lago Negro, Mini Mundo, Mundo a Vapor, Fábrica de Chocolates, Bondinhos Aéreos (Cascata do Caracol), Armazém da Terra, Igreja de Canela, Alpen Park, Museu de Cera, Museu Harley, Museu Carros Antigos, Parque Terra Mágica Florybal, Loja de artigos em couro, Passeio pela Vinícola Aurora, Vinícola Tonet, Epopeia Italiana e Via Malhas, passeio de Maria fumaça e atrações no Natal Luz.
    Obs. Queremos algo que seja viável para nossa condição financeira: hotel barato, mas tenha qualidade (hospedagem não precisa ter “estrelas”, pois queremos mesmo é passear), tenha condições de conhecer as principais atrações. Obrigada.

  • KATIA disse:

    Obrigada pela resposta. Neste site tem a relação de hoteis e pousadas. Como fico sabendo se tem transfer aeroporto/hotel, valores dos passeios e dos ingressos para trem Maria Fumaça, Natal Luz, fábricas, vinícolas, etc. Se vc puder ajudar, fico grata. A excursão que faríamos daqui de Salvador foi cancelada, mas nós estamos querendo conhecer Gramado e o Natal Luz. Se vc puder nos ajudar nesse aspecto.
    Grata

    • admin disse:

      Oi Katia,

      infelizmente não fornecemos este serviço. Recomendo que entre em contato com uma das agências de turismo locais de Gramado.

      Desejo boas férias!

  • leonardo silva disse:

    lindo demais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>