Confira

Pousadas e Hotéis

Historia

A diversidade da beleza e da cultura de Gramado se deve a colonização da cidade. De acordo com a história de Gramado, a cidade foi inicialmente fundada pelos imigrantes portugueses José Manuel Corrêa e Tristão Francisco de Oliveira, por volta do ano de 1875. Mais tarde no ano de 1913 vieram os colonizadores alemães e os italianos, que foram os grandes responsáveis pelas características e costumes de Gramado. Os italianos chegaram através da divisa de Gramado com a cidade de Caxias do Sul, também colonizada por imigrantes vindos da Itália. Conforme os registros as primeiras famílias alemães foram as “Rath, Wasen, Bier”.

Imigrantes alemães desembarcando no RS

Imigrantes alemães desembarcando no RS

Os imigrantes italianos e alemães se estabelecem na cidade e deram início ao povoamento de Gramado. Implantaram na pequena cidade o estilo europeu, com a inconfundível arquitetura, a saborosa e farta gastronomia, as festas típicas que até hoje são vistas na Serra Gaúcha. Se Gramado tem hoje este ar de cidade européia, isto é graças a sua colonização. A herança deixada por estes valentes imigrantes juntamente com a paisagem bucólica da região fazem de Gramado uma das cidades mais charmosas do sul do país. Não tem como não se apaixonar pela paisagem formada por araucárias e hortênsias, sem falar do misterioso nevoeiro da serra.

A história da origem do nome de Gramado tem duas versões. A primeira, relacionada diretamente à história do município diz que antigamente, por volta do século XIX o local servia como passagem os tropeiros que tocavam o gado nos campos de cima da Serra. Ao chegarem no pico da Serra, os tropeiros vislumbravam uma área pequena de grama, que servia para os viajantes descansarem. Deste pequeno pedaço de grama surgiu o nome de Gramado para a cidade. A outra versão para o nome, leva em conta que Gramado era o principal acesso da região do Vale dos Sinos a Serra Gaúcha, através da Serra Grande.

No ano de 1938, Gramado foi elevado à condição de “Vila” e anos mais tarde, foi desmembrado de Taquara e de São Sebastião do Caí. Tornando-se no dia 15 de dezembro de 1954 pela Lei 2.522 município.

A bela e encantadora cidade de Gramado, considerada um dos destinos turísticos mais importantes do sul do país, preserva até hoje ar pitoresco de quando foi fundada pelos seus imigrantes e preserva muito bem as belezas naturais. Todas suas características e vocação para o turismo fizeram com que Gramado se desenvolveu rapidamente na área do turismo. A cidade soube aproveitar muito bem esta vocação e as tradições européia e hoje possui uma excelente infraestrutura turística. Gramado conta com cerca de 141 hotéis, diversos restaurantes e bares, lojas e ainda importantes eventos culturais como o Festival de Gramado, um dos maiores festivais de cinema de Gramado desde 1973. Mas o primeiro evento turístico da cidade foi a Festa das Hortênsias  em 1958. Já o outro importante evento da cidade, o Natal Luz de Gramado foi  realizado  em 20 de dezembro de 1986 .

E ao mesmo tempo em que Gramado possui a herança dos europeus que o colonizaram, a cidade também mostra a tradição de suas origens da terra, o povo gaúcho. A força, as tradições e os costumes dos gaúchos estão presentes na história de Gramado.

Um comentário para Historia

  • Claudinei disse:

    Prezados,
    Sou proprietário de uma pousada na cidade de Lençóis- BA no Parque Nacional da Chapada Diamantina.
    Aqui temos varias pousadas mas não temos associativismo e estou pretendo criar uma associação de pousadas. Mas antes pretendo pesquisar com outras associações para aprender e ver qual a melhor maneira de implementar o associativismo.
    Por favor se tiver o contato da associação de pousadas e hotéis de Gramado e poder me passar eu ficarei muito grato.
    Meu muito obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *