Todo mundo que já assistiu a algum filme com algum monstro gigante em alguma cidade ou que já leu sobre as grandes viagens de Gulliver já deve ter se imaginado caminhando em uma cidade muito menor que seu tamanho. Essa é basicamente a proposta do Mini Mundo.
Ao passear pelos caminhos do Mini Mundo o visitante se sente em outro lugar que não o nosso mundo real, e isso não só pela diferença de escala (as construção do Mini Mundo são construídas em uma escala de 1:24), mas também pela quantidade de elementos, o que faz com que o visitante acabe, literalmente, caminhando entre uma grande pequena cidade, quer dizer, por uma grande cidade mas bastante reduzida de tamanho.
Nada do que há no Mini Mundo é uma mera invenção dos idealizadores do projeto, mas sim reproduções em miniatura de construções reais, que existem de verdade em uma escala real. Isto faz com que o passeio se torne ainda mais interessante, já que vez ou outra somos capazes de reconhecer alguma edificação que já conhecemos ao longo da nossa experiência. Sobre os mini-habitantes, eles não são poucos, e pode-se dizer que 2.500 deles andam pelas mini0ruas, dirigem mini-carros, observam pelas mini-janelas e mais um sem fim de atividades tal qual fazemos no nosso cotidiano.
Para quem está visitando Gramado, siga a dica de visitar o Mini-Mundo e ter uma experiência única!