Gramado tem vários pontos turísticos, e que sempre está na mente dos turistas e moradores da cidade é o Lago Negro. Embora seja bastante famoso, poucos sabem a história do Lago, do porquê deste nome e outras curiosidades. Então vamos tentar desvendar um pouco mais sobre a história deste personagem de Gramado.
O local em que o Lago negro se encontra atualmente era antes chamado de Vale do Bom Retiro, e fazia parte das terras da família Bier. Em 1942 um incêndio devastou a área, queimando toda a natureza nativa que havia ali. Foi Leopoldo Rosenfeld o homem que começou a reconstruir a área, e quando a equipe de funcionários descobriu uma vertente de água no solo, Leopoldo teve a decisão de fazer da área um lago. A própria vegetação do local ajudou a manutenção do lago, já que a presença intensa de xaxins permitiu a drenagem do fundo e das laterais do lago, se que a água se dispersasse.
Sobre o nome do lago, o Lago Negro, é comum algumas pessoas associarem a nome à coloração da água. No entanto, o nome foi dado remetendo a outra coisa. Várias árvores que circundam o Lago Negro foram trazidas especialmente da Floresta Negra, na Alemanha. Desta forma, o nome remete ao local de origem destas árvores, trazendo um pouco da Alemanha até o Rio Grande do Sul. Antigamente, era comum que as pessoas andassem com barcos e até nadassem no Lago Negro. Hoje em dia é oferecido o serviço de pedalinhos, além de bar, restaurante e loja de conveniências.
1 Comentário
Gostaria de saber se possível, qual a história ou origem do Portal q dá acesso ao Lago Negro, obrigada