Gramado possui uma infinidade de eventos ao longo do ano, fazendo com que a cidade possua uma aura festiva e acolhedora que extrapole as datas. A Festa da Colônia é mais um destes eventos, mas que possui um sabor todo especial. Esta festa surgiu ainda na década de 1950, como uma espécie de comemoração do agricultor pela colheita, pela sua cultura. Justamente por isso o evento possui um apelo enorme, que aproxima não apenas o visitante interessado em conhecer a gastronomia e a cultura local, como une toda a comunidade em torno da festa.
A Festa da Colônia tem três preocupações básicas. A primeira delas é a de manter viva a identidade do agricultor. A segunda delas é preservar os costumes que mantêm-se ao longo do tempo, desde os primeiros habitantes da região até os dias atuais. E, por fim, é manter viva a ligação entre o agricultor e o consumidor final. Este tipo de relação é muito rica tanto para um lado quanto para outro, uma vez que possibilita o diálogo entre as partes.
Indo à Festa da Colônia, você pode aproveitar e se deliciar com o melhor da gastronomia tradicional local, como os deliciosos pratos típicos alemães e italianos. Muita sopa de capeletti, massas, polenta, batata cozida, linguiça fervida, pães, tortas e, é claro, muito chopp!