A pergunta do título pode parecer óbvia a um primeiro leitor. Este mesmo leitor poderia até responder lembrando do centro da cidade, da culinária e dos festivais que acontecem na cidade de Gramado. Nada disso estaria errado, mas Gramado é mais do que isso.
Ao longo do tempo foi sendo construído na cidade uma aura única, que consegue mesclar a tradição dos primeiros habitantes da região com a modernidade. E basta lembrarmos que o Festival de Gramado reúne algumas das produções cinematográficas mais vanguardistas do país para vermos que Gramado está longe de ser uma cidade que vive apenas de suas raízes, mas sim que olha para frente ao mesmo tempo em que cuida do seu passado. Tudo em Gramado possui este espírito. A arquitetura por exemplo. Lá podemos ter uma amostra da típica arquitetura colonial italiana e alemã, mas ao entrar nas edificações nos damos conta de como que os interiores apresentam-se com o que há de melhor em infra-estrutura, dando aos turistas o máximo de conforto.
Entretanto, este mesmo turista, que pode estar hospedado em um bom hotel confortável, pode, durante o dia, fazer uma série de passeios resgatando a história da cidade, sem que isso ocorra de maneira didática. O Parque Recanto dos Pioneiros, por exemplo, dá um lampejo de como era a vida destes habitantes que mantém seus hábitos semelhantes aos de seus antepassados. E isso sem falar na preservação da natureza nativa, mas sobre isso podemos comentar em outro texto.